Pontos Turísticos

Arraia do Cabo - RJ



Dica para quem vai conhecer Arraial do Cabo: 

Passeando, a partir do Arraial, você poderá conhecer tudo que oferecemos aos visitantes: beleza natural, lugares simples e quase inexplorados, sofisticação, conforto e muito carinho. Arraial cidade pequena cercada de belas Praias.

A cidade é ótima para caminhadas ecológicas e passeios de barco.




Gruta Azul

Situa-se na parte oeste da Ilha de Cabo Frio / do Farol, tendo como extremos a Ponta do Focinho e a Ponta do Boqueirão. Sua abertura tem 3 m de largura, com um salão natural de 30 m de extensão e 15 m de altura. Suas paredes internas, em tons dourados e prateados, tornam-se azuis conforme a intensidade da luz solar. Somente na maré baixa é possível entrar de barco no interior da gruta.

Localização - Ilha de Cabo Frio/do Farol.
Acesso - Marítimo - aluguel de barcos na Praia dos Anjos.
Visitação Turística - Permanente.

Gruta do Oratório

Localiza-se na Ponta do Oratório, entre a Ponte do Leste e a Ponta do Focinho. Possui uma abertura de 5 m de largura e 10 m de altura, com cavidade de 3 m, tendo ao fundo uma imagem em relevo, esculpida pela natureza.

Localização - Ponta do Oratório, Ilha de Cabo Frio/do Farol.
Acesso - Marítimo - aluguel de barcos na Praia dos Anjos.
Visitação Turística - Permanente.


Morro do Pontal do Atalaia
  

Com 172 m de altura, é o ponto mais elevado do município no continente. Sua ponta avança pelo mar, até próximo da Ilha de Cabo Frio, na altura do chamado Boqueirão. A vegetação é de transição, com espécies típicas da Mata Atlântica e de restinga. No local encontram-se as Ruínas do Telégrafo, prédio construído em 1814. Do morro avista-se a cidade de Arraial do Cabo, a Ilha do Francês, as belas praias da região e, do alto, a extensa Restinga de Massambaba e a Lagoa de Araruama. Suas pontas junto ao mar são ótimas para pesca de molinete.

Localização - Entre a Praia dos Anjos e a Praia Grande.
Acesso - Saindo da Rodoviária Fernando Barros Pessoa, dobrar à esquerda, na Av. Getúlio Vargas, seguindo pelas ruas Epitácio Pessoa e José Francisco. Na altura do Condomínio do Pontal do Atalaia, virar à direita, na Estrada do Atalaia, onde se encontra a subida para o atrativo.
Visitação Turística - Permanente



Fenda de Nossa Senhora


Enorme fenda rochosa, com 40 m de altura, localizada numa ponta da ilha de Cabo frio. São duas rochas que têm entre si uma abertura de aproximadamente 5 m e chegam até quase ao nível do mar. O seu nome surgiu da lenda de que um pescador encontrou no local a Imagem de Nossa Senhora de Aparecida. Esta imagem foi roubada há anos da Igreja de Nossa Senhora de Assunção, de Cabo Frio. Ao redor, destacam-se a Praia da Ilha de Cabo Frio, o Morro do Pontal do Atalaia (paisagem espetacular), e as Prainhas. A área é propícia a pesca de linha e de mergulho.
Localização - Boqueirão, na Ilha de Cabo Frio/do Farol
Acesso - Marítimo - aluguel de barcos na Praia dos Anjos
Visitação Turística - Permanente.



Restinga de Massambaba



Grande parte de seu espaço territorial comporta uma área de preservação ambiental com cerca de 7600 hectares, criada em 1986. Estende-se por 25 km, desde a Ponta da Cabeça, na Praia Grande, até a localidade de Pernambuca, divisa com Araruama. É uma longa e estreita faixa de areia localizada entre o Oceano Atlântico e a Lagoa de Araruama. Conserva ecossistemas de restinga, manguezal,laguna , brejo e sambaquis.No local, grande variedade de espécies animais  e flora diversificada, com  predominância de bromélias, gramíneas, cactos e orquídeas.

Localização - Entre a Lagoa de Araruama e o Oceano Atlântico - RJ-102.
Acesso - Saindo da Rodoviária Fernando Barros Pessoa, pela Rua D. Pedro I, seguir pela RJ-140, em direção a Cabo Frio, percorrendo cerca de 4 Km até a bifurcação com a RJ-102 (Estrada da Figueira), e seguir por mais 14 Km.
Visitação Turística - Permanente.

Nossa Senhora dos Remédios

Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, marco arquitetônico e religioso da cidade, construída no século XVI. Construída em 1506, é exemplo da arquitetura local,  localizada a 500 metros do Centro de Arraial do Cabo,  junto ao marco da chegada de Américo Vespúcio, que descobriu Arraial do Cabo em 1503.
A Igreja Nossa Senhora dos Remédios é uma das mais antigas edificações do Brasil, a primeira igrejinha de pau-a-pique, onde também foi celebrada a primeira missa do Brasil.
No dia 18 de outubro uma grande festa se realiza na cidade de Arraial do Cabo para saudar sua padroeira.  Em 2003 a igreja foi restaurada e ganhou nova iluminação artística em sua área externa, que valoriza sua arquitetura.  A imagem da Santa é de origem francesa.

Marco Histórico Américo Vespúcio

O Obelisco Américo Vespúcio, na Praia dos Anjos marca o local onde aportou em 1503 a primeira armada portuguesa. 
Próximo ao monumento vê-se ainda o Poço d´Água, que durante anos abasteceu a antiga vila.











Farol Velho

O Farol Velho no topo da Ilha de Cabo Frio, foi construído a mando de D. Pedro II e desativado em 1866, pois era constante aquele ponto da ilha ficar coberto por densa neblina.  Uma subida íngreme no meio da mata atlântica leva até as ruínas do Farol Velho a 390 metros de altitude. As ruínas do antigo farol datam de 1833 e atestam a ousadia de uma obra do século passado num local de tão difícil acesso.














Museu Oceanográfico

O acervo do Museu possui equipamentos oceanográficos, diversos organismos marinhos coletados na região (fauna e flora), sendo as maiores atrações o esqueleto de uma baleia Orca encalhada na Ilha de Cabo Frio, em 1981 e o  Peixe-Rei capturado na Praia Grande em 1990.  Depositário de todo o conhecimento adquirido nas pesquisas   realizadas ao longo dos anos pelo Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira, da Marinha.
O museu também possui painéis, publicações e filmes científicos sobre os oceanos e está preparando, para o verão,  aquários, no prédio da praça, onde estarão diversas espécimes vivos da região para observação.


FUNCIONAMENTO:
terça-feira à sexta-feira
horário: 9h às 17h
sábados, domingos e feriados
horário: 13h às 18h
Em alta temporada (NOVEMBRO à FEVEREIRO): 14h às 19h

Endereço: Praça Daniel Barreto s/nº - Praia dos Anjos
Arraial do Cabo - RJ CEP: 28.930-000
Tel: (22) 2622-9089 e 2622-9087
Email: museu@ieapm.mar.mil.b

Vista da Ilha dos Franceses

A Ilha dos Franceses é logo avistada, pois fica na 1ª descida, no começo da estrada do Pontal. O pôr-do-sol mais bonito de Arraial pode ser avistado do mirante do Pontal do Atalaia (que tem a vista para a da Ilha dos Franceses) e da Praia Grande. No final do dia, dezenas de pessoas sobem o morro do Pontal para assistir ao espetáculo mágico do pôr-do-sol. É de lá que esse momento mágico torna-se mais exuberante e agrada aos visitantes mais exigentes.






Casa de Piedra

A Casa de Piedra fica ao lado do Marco Histórico,  é tida como uma das primeiras edificações do país. Foi construída  pelos portugueses em 1506, e acredita-se ser o local da primeira feitoria do Brasil. Hoje é propriedade particular.











 Fenômeno - A Ressurgência
Ressurgencia - Arraial do Cabo

Fenômeno que consiste no afloramento à superfície das águas profundas do Atlântico Sul, provenientes da Antártida. Por estarem em uma região onde a luz solar não alcança, são ricas em nutrientes que são arrastados para as camadas mais iluminadas do mar e, por processo de fotossíntese, geram a proliferação de fitoplâncton em abundância, formando a base da cadeia alimentar marinha. O fitoplâncton, então, serve de alimento para pequenos seres marinhos(zooplâncton) , que por sua vez alimentam os peixes menores que servirão de alimento para peixes maiores e assim sucessivamente. A ressurgência, portanto, fertiliza o mar de Arraial do Cabo, o que explica a fartura de pescado, a diversidade de espécies marinhas na região e justifica o título de capital nacional do mergulho, além da vocação do município para esportes náuticos e a pesca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário